Habilidades

Sou um profissional versátil e inquieto.
Gosto de inventar o que fazer.
Diretor de Arte
e Designer
Gabriel Donati
Design Gráfico
Web Design
Motion Design
Ilustração
Fotografia
Audiovisual
Direção de Arte
Storytelling
Planejamento Estratégico
Produção Cultural

Carreira

Eu entregava jornais.

O Profissional
Olá! Sou Gabriel Donati e atuo como designer e diretor de arte a 12 anos. Trabalhei em editoras, empresas com núcleo de criação próprio, estúdios de design e agências de publicidade.

Não tenho formação acadêmica, mas nem por isso deixei de aprender. Frequento palestras, convenções, cursos e bienais. Compro livros, anuários, revistas e faço pesquisas na internet. Minhas experiências, somadas as trocas de experiências entre companheiros de trabalho, obtive o conhecimento prático e teórico para meu trabalho como designer.

Minha História
Eu entregava jornais em uma pequena editora em São Paulo, quando tive a minha primeira oportunidade como designer. Empregado como diagramador (em treinamento) aprendi muito sobre editoração, tipografia, fotografia e jornalismo.

Em meio ao boom da internet, fiz o curso técnico em web design no Senac. Trabalhei em agências digitais onde pude desenvolver: sites, blogs e portais. Tendo contato com criação de conteúdo, boas práticas para SEO, análise de estatísticas e comercialização de espaços digitais.

A alguns anos trabalhei com uma equipe de produtores audiovisuais em uma agência de publicidade. Era uma equipe incrível! Durante este período cursei motion design na Faculdade de Tecnologia Melies (2011) e também storytelling e transmídia na ESPM (2012). Um período de muito aprendizado e de uma nova paixâo: o audiovisual.

Hoje, matenho meus estudos nos temas: processo criativo, articulação simbólica, estética, filosofia do design, antropologia comparada e educação. "Filofilo" assumido, tenho grande prazer com leituras filosoficas, em especial autores como: Michael Foucault, Guilles Lipovetsky, Pierre Levy, Bruno Latour e Edgar Morin.

Vendendo meu peixe
Atuo como designer freelancer, oferecendo serviços on e off-line, digitais e impressos. Desenvolvo projetos de comunicação para iniciativas culturais, pequenas empresas, estúdios de design e agências de publicidade.

Em projetos de baixa complexidade trabalho equipes reduzidas ou mesmo sozinho. Em projetos complexos costumo formar grupos colaborativos de profissões variadas. Quase todo o fluxo de trabalho é feito por plataformas on-line como: Trello e Runrun, as reuniões presenciais são destinadas a entregas finais.

Horizontes Culturais
Com a liberdade de um freelancer pude vivenciar outros campos de atuação, como: projetos culturais, audiovisuais, iniciativas de financiamentos públicos e coletivos. Experiências que hoje, me motivam a trabalhar em iniciativas sócio criativas.

Projeto Nave Viva
Nave Viva é meu laboratório perceptivo. Somos um coletivo audiovisual e gostamos de ver e viver o diferente. Em nosso trabalho damos forma, movimento e voz à ação. A equipe tem especial carinho por ações onde artistas mantêm diálogo com misturas culturais.

Em nosso trabalho capturamos percepções culturais reunidas na ação, levando para o público uma resignificação sem pretensão de verdade. Uma obra construída no subjetivo, em que existem apenas acordos e os significados são livres.

Design
Identidades visuais, sinalizações, web sites e blogs.
Portfólio
Ilustração
Editoriais, mascotes, personagens, foto-montagens e estampas.
Portfólio
Motion
Vinhetas, tipografias cinéticas e infográficos animados.
Portfólio
Audiovisual
Vídeos Institucionais, coberturas de eventos e promos.
Portfólio
Contato
Tires suas dúvidas.